tag:blogger.com,1999:blog-34430009143591143132024-03-12T21:51:54.051-07:00OrgânicosIdentidade, Qualidade e Rotulagem sob o Olhar da Saúde Pública.Blog LabConsShttp://www.blogger.com/profile/14239732660289649150noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-3443000914359114313.post-22644315112053446372011-06-11T12:34:00.000-07:002011-06-11T12:48:08.646-07:00Origem de bactéria E. Coli foi o broto de feijão<div style="text-align: center; font-weight: bold; color: rgb(51, 51, 255);">O anúncio foi feito em uma entrevista ao vivo, na manhã desta sexta-feira (10), no Instituto Federal de Avaliação de Riscos, em Berlim.<br /><br /><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dzu1A1XzQFtZ1WxSFooDNTZYtPcEyUImWjywxlzVrmBWnS9KFx9ZJLrNVq_kC4-ZdTnVvBH8ToPyzhPwdFV7Q' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe><br /></div><br /><div style="text-align: justify;">O diretor do instituto disse que a cepa agressiva da bactéria E. Coli foi localizada nas sementes germinadas. A suspeita recai sobre uma granja de cultivo biológico, no norte do país, onde vários empregados contraíram a doença. A bactéria também foi encontrada nos restaurantes onde foi comercializado o produto.<br /><br />Os pesquisadores disseram que os casos de contaminação estão diminuindo. Mas recomendaram que a população mantenha o rigor com a higiene no manejo de alimentos crus. Até agora, 30 pessoas morreram.<br /></div><br />Fonte:Bom Dia Brasil.Edição 10/06/2011.<br />Disponível em:<span style="font-size:85%;"><a href="http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/cientistas-afirmam-que-origem-de-bacteria-e-coli-foi-o-broto-de-feijao.html">http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/cientistas-afirmam-que-origem-de-bacteria-e-coli-foi-o-broto-de-feijao.html</a></span>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3443000914359114313.post-30709907858354612372010-11-29T14:53:00.000-08:002010-11-29T15:07:59.043-08:00Feiras de Orgânicos em NY<div style="text-align: center;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(51, 51, 255);">Feiras de Nova York têm grande variedade de produtos orgânicos</span><br /></div><br /><div style="text-align: center;"><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dzaaTeO7Tf3pd-D1ddefHMHtfDEd5nJoZ9t26m6IJCkKpGWXpB2Vkgpvi6uLgkKAuHCn5qiAjcVnZlPP74HZw' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe><br /></div><br /><div style="text-align: justify;">São encontradas diversas frutas e verduras orgânicas, produzidas sem fertilizantes, com grande variedade, por exemplo, pode-se comprar três tipos diferentes de couve. Até mesmo pães orgânicos, croissants, bolinhos, cookies, biscoitos americanos e as tortas.</div><br /><br />Fonte:Jornal Hoje.Edição dia 27/11/2010.<br />Disponível em:<span style="font-size:85%;"><a href="http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/feiras-de-nova-york-tem-grande-variedade-de-produtos-organicos.html">http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/11/feiras-de-nova-york-tem-grande-variedade-de-produtos-organicos.html</a></span>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3443000914359114313.post-85002397838928462712010-02-24T14:12:00.000-08:002010-02-28T13:29:53.614-08:00O varejo pode incentivar o consumo consciente<div style="text-align: center; color: rgb(51, 51, 255);"><span style="font-size:85%;"><span style="font-weight: bold;">A maior rede de supermercados do mundo desafiou seus principais fornecedores a desenvolverem produtos mais sustentáveis.<br /><br /><object width="380" height="392"><param value="http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf" name="movie"><param value="high" name="quality"><param value="midiaId=1213429&autoStart=false&width=380&height=392" name="FlashVars"><embed flashvars="midiaId=1213429&autoStart=false&width=480&height=392" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" src="http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf" width="380" height="392"></embed></object><br /></span></span></div><br /><div style="text-align: justify;">Após um ano e meio de pesquisa e inovação tecnológica, os resultados já podem ser vistos nas prateleiras: embalagens menores e feitas de material reciclável, menor consumo de matéria-prima e energia, destinação inteligente de lixo, e outras mudanças inteligentes em favor da ecoeficiência.<br />Veja como o varejo pode fazer ajustes importantes em favor do planeta, estimulando o consumo consciente.<br /></div><br />Saiba mais:<br />- Visite a revista da Walmart e conheça os produtos mais sustentáveis.<br />Link:<span style="font-size:85%;"><a href="http://www.walmartbrasil.com.br/e2e/pdf/Revista_E2E_final_PDF_de_tela.pdf">http://www.walmartbrasil.com.br/e2e/pdf/Revista_E2E_final_PDF_de_tela.pdf</a><br /><br /><br />Fonte:Programa Cidade e Soluções/Globo News.Edição 17/02/2010.<br />Disponível em:<a href="http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1493228-17665-304,00.html">http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1493228-17665-304,00.html</a><br /></span>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3443000914359114313.post-37652066881407303402008-08-19T01:37:00.001-07:002008-08-19T01:37:59.748-07:00<br><br> <br> <div align="center"><font size=6><b><u>ALIMENTOS NATURAIS:<br> </font><font size=5>Conceituação e Percepções<br><br> </u></font><font size=4> <br><br> </b></font></div> <div align="right"><font size=2>Notas para uma conferência no<br> II Ciclo de Debates sobre Alimentos, Arte e Cultura.<br> Faculdade de Farmácia-UFRJ (out/92)<br><br> </font></div> <br><br> Do ponto de vista do fabricante, ou do ponto de vista do consumidor, a conceituação do termo <i>NATURAL</i>, em alimentos, tende a ser muito diferente. Vamos tentar construir um conceito do ponto de vista do profissional de saúde pública, aqui, após identificar o conceito industrial e do consumidor.<br><br> Para identificar o conceito do fabricante, opta-se por observar o que existe no mercado. <i>Natural</i> é o sorvete que, em vez de ser todo artificial, contem uma parcela de fruta ou de sua polpa industrializada. Isso não significa que esse sorvete não contenha diversos aditivos químicos, inclusive para "reforçar" o sabor, a cor ou o aroma da fruta ali colocada insuficientemente.<br><br> <i>Natural</i>, ali, é também o suco que, ao contrário dos pós artificiais para refresco (caso do <i>Tang</i>), são feitos com a fruta e não contém, então, nem corante, nem aromatizante, adicionados. É o caso do suco <i>Maguary</i> e similares, em garrafa. Mas estes contém conservantes químicos, para inibir o crescimento microbiano. Ao contrário, os da marca <i>Superbom</i>, são pasteurizados, para destruir a flora microbiana, dispensando inclusive o conservante. Um seria mais natural que o outro?<br><br> <i>Natural</i>, para o fabricante, é ainda o iogurte sem adição de polpa de fruta ou cereais. Quer dizer, qualquer produto sem outra adição, é <i>natural</i>. Assim, o leite não achocolatado é <i>leite natural, </i>o pão sem manteiga seria <i>natural</i>, e a água mineral é <i>natural. </i>Para alguns consumidores e copeiros, a água se divide em <i>natural </i>e <i>torneiral</i>. Ou ainda em <i>gelada </i>ou <i>natural</i> (sem gelo). O <i>mate leão</i>, em copinhos, embora conservado quimicamente, é vendido e anunciado como <i>natural</i>, para diferenciar do outro tipo, que tem sabor limão e, portanto, não tem o sabor <i>natural </i>de mate.<br><br> Mesmo o <i>Tang</i>, que é açúcar colorido e aromatizado, opta por colocar aromas extraídos da laranja e, então, anunciar, no rótulo, como "<i>contém aroma natural de laranja</i>", induzindo a erro os consumidores.<br><br> Natural também é o conjunto de derivados da soja, como queijo de soja, leite de soja, farinhas de soja... e alimentos alternativos, como feijão azuki e mesmo grão de bico e trigo moído. A carne vegetal, feita de soja ou de glúten, é também apregoada e aceita como <i>natural. </i>E mesmo aditivos químicos hoje são desenvolvidos pela biotecnologia, buscando caracterizá-los como <i>naturais</i>. Ou seja, legalmente, alguns aditivos passam a ser <i>naturais</i>, propiciando rótulos com o termo <i>natural, </i>mesmo nos países com legislação mais rígida e consumidores mais exigentes.<br><br> A questão não está limitada ao campo da saúde pública. Nos EEUU, por exemplo, a regulamentação do emprego desse termo, em rótulos, é preocupação principalmente do Ministério do Comércio, mais que da FDA ou do Ministério da Saúde. Por que? Ora, porque propicia práticas comerciais lesivas, prejudicando a concorrência empresarial, antes de prejudicar a saúde ou o bolso do consumidor.<br><br> <b> <br><br> O CONCEITO EM QUESTÃO<br><br> </b>O que seria natural? Fica difícil estabelecer uma definição geral. Na verdade, uma alface é tão natural quanto um bife. E se aquela for cultivada com agrotóxicos, adubos químicos, água poluída na irrigação... enquanto o bife resultar de um boi alimentado com grãos produzidos organicamente (sem adubação química ou agrotóxicos), criado em ambiente e pastos saudáveis em vez de confinado, sem emprego de anabolizantes, abatido sem dor ou crueldade, tendo depois sua carne conservada sem aditivos e, até mesmo, sem congelamento (consumo imediato, após breve resfriamento), então é até possível considerar que esta carne devesse ser considerada mais natural que a alface...<br><br> Existe, contudo, uma percepção que associa produtos vegetais ao <i>natural</i>. E o próprio <i>naturismo</i> estaria associado ao <i>vegetarianismo</i>.<br><br> Para o consumidor, poucas coisas parecem menos <i>naturais </i>que os enlatados e os refrigerantes. Mas é possível - como vemos no mercado europeu - produzir refrigerantes sem conservantes (em vez disso, USA-SE a pasteurização), sem corantes e com suco natural da fruta, além de água e gás carbônico. Não seria esta a fórmula básica para um refrigerante <i>natural</i>? <br><br> Dentro de suas peças publicitárias, a <i>CICA</i> vem, ainda que tímida e discretamente, informar que suas conservas vegetais são produzidas apenas com "vegetal, água e sal" e, portanto, sem nenhum aditivo químico. Ou algo como... <i>natureza, água e sal.</i> No entanto, mesmo neste caso, o <i>natural </i>pode ser questionado em suas infinitas graduações: se, em vez de embalagem metálica - que permite migração de chumbo ou estanho para o alimento - se optasse por uma embalagem de vidro, não teria um produto final ainda mais <i>natural</i>?<br><br> <b> <br><br> BUSCANDO RESPOSTAS<br><br> </b>A construção de uma definição, para fins legislativos, parece demandar a segmentação dos produtos alimentares. Ou seja, produzir uma definição para sucos naturais, outra para sorvetes naturais, outra para conservas vegetais naturais etc. Ou simplesmente proibir o uso da palavra <i>natural </i>nos rótulos e nas propagandas, o que talvez fosse mais lógico, justo e inteligente, além de, claro, mais prático.<br><br> <i>Alimento produzido organicamente</i>, esta é outra definição que terá que ser estabelecida, regulamentada e praticada a curto prazo. Exercer esse controle talvez traga dificuldades operacionais; mas poderia haver uma contrapartida empresarial, a exemplo do que a ABIC vem fazendo com o café. Ou seja, uma associação que fiscalizasse seus membros e a eles concedesse um selo de garantia.<br><br> Vale observar que, para a viabilização de linhas ou dietas como <i>vegetarianas</i>, <i>macrobióticas</i> etc. não é preciso a existência, no mercado, de alimentos ditos <i>naturais</i>, uma vez que nenhuma delas exige o consumo dessa categoria de alimento. Ademais, inexiste, salvo engano, uma linha dita <i>naturista </i>de consumo alimentar, fundada no consumo de alimentos industrializados. Portanto, não é por essa via que se poderia identificar e explicar a crescente adoção desse termo <i>natural </i>nos rótulos e anúncios publicitários no Brasil. <br><br> O termo <i>natural</i>, como vemos, é de natureza diversa de termos como, por exemplo, <i>kosher,</i> produzido segundo as normas judaicas, para esse tipo de <i>consumidor</i>. E também não é da mesma categoria do termo <i>vegetal</i>, pois se não existe uma bem definida <i>dieta naturista</i>, não há dúvida que pode existir uma dieta estritamente vegetariana, onde não se incluiriam alimentos de origem animal. Note-se, dentre outros exemplos possíveis, o caso dos preparos em pó para produção de gelatinas. Estes tantos podem ser produzidos a partir do colágeno bovino, como a partir de algas. Tanto pode ser uma gelatina de origem vegetal quanto animal. E isso, certamente, deveria estar bem claro na rotulagem.<br><br> <b> <br><br> PERCEPÇÕES E MERCADOS<br><br> </b>Não se pode acreditar que exista uma efetiva tentativa de mentir para o consumidor. Este, certamente, não pode se dizer enganado, pois compreende como risível o anúncio, nas praias, de <i>sanduíches naturais </i>de peito de peru ou ricota, dentre outros ingredientes igualmente industrializados, ou mesmo enlatados, se não inclusive artificiais ou contendo aditivos químicos variados. São fatos que violam, com certeza, as fronteiras do que a percepção pública assume como <i>natural</i>.<br><br> Poderia ser questionado que o consumidor não está rigidamente ancorado no significado bromatológico do <i>natural</i>, e sim no significado semiológico, consumindo mais símbolos que, verdadeiramente, substâncias. E poderia ser levantado que, nesse sentido, as normas de identidade e qualidade, em particular aquelas que tratam de rotulagem e propaganda, deveriam cuidar não apenas do substantivo, mas também do simbólico. Nesses casos, o consumidor, embora não exatamente enganado, estaria, pelo menos, sendo induzido a erros.<br><br> Nesse amplo, complexo e variado contexto, torna-se muito dificultoso delimitar, tecnicamente, os limites do alcance de uma norma de rotulagem. Inclusive porque é dificultoso delimitar o significado do termo <i>natural.</i> Um aspecto, porém, parece óbvio. Não estamos aqui tratando, em geral, de novos produtos, estranhos ao mercado e ao consumidor. E´ apenas o agregar de uma nova denominação, uma maquiagem semântica, sobre alimentos que já estavam há anos no mercado, sendo de consumo tradicional. A introdução do termo <i>natural</i> pode, então, oferecer mais atração para uma determinada marca, em relação à outra que, talvez, tenha apenas retardado o passo de sua, digamos, <i>naturalização.</i> O <i>Lanjal</i>, por exemplo, deixou de ser conservado quimicamente e, agora, se apresenta como <i>Natural</i>, o que, teoricamente, poderia colocá-lo em vantagem contra outras marcas de sucos congelados. Ou, pelo menos, estimular o seu consumo junto a segmentos que, antes, o evitavam, devido aos conservantes adicionados. Assim, um refrigerante natural ampliaria o volume de vendas não apenas tomando consumidores de outra marca, como atraindo novos consumidores para esse tipo de produto. A <i>Diet Coke</i> parece ser um exemplo disso, na medida que vem captar consumidores que antes não ingeriam o produto açucarado.<br><br> Para pensar, com mais profundidade, o significado do termo <i>natural </i>em rótulos de alimentos, parece conveniente pensar que <i>alimento natural </i>é aquilo que a natureza criou para ser naturalmente comido. E, salvo engano, apenas duas substâncias estariam incluídas nessa categoria: o leite e o mel. Mas, o leite, exclusivamente para os filhotes da mesma espécie, claro. Da mesma forma, o mel seria para a colméia. E não para o homem industrializar e comer.<br><br> Da mesma forma, um grão de trigo, ou de milho, está na natureza para dar origem a outra planta, de trigo ou milho, e não para virar pão ou pipoca. Da mesma forma que um ovo existe não para virar omelete, e sim para gerar outra ave.<br><br> Olhando menos filosoficamente, com mais tolerância, <i>natural</i> seria aquela cereja vegetal, <i>in natura</i> ou mesmo em conserva, mesmo em lata, fazendo contraponto com a cereja artificial, aquela feita de jujuba, colorida quimicamente, para enfeitar coquetéis. Também natural seria aquele iogurte com morango que, em vez de corantes e aromatizantes artificiais, teve adição unicamente de polpa da fruta. Mas continuaria sendo natural se a sua cor, em vez de advir do vermelho do morango, adviesse do vermelho do corante natural extraído da beterraba ou da casca da uva ?<br><br> <b> <br><br> TENTANDO REGULAMENTAR<br><br> </b>Pesquisa realizada na Inglaterra apontou que 79% dos anúncios de alimentos naturais eram inaceitáveis (num total de 670 produtos). E apenas 9% da rotulagem e 6% da propaganda poderiam ser considerados como legítimos. Além disso, considerava que terminologias como <i>full of natural goodness, naturally better</i> ou <i>natural choice</i> não tinham sentido e serviam, apenas, para induzir o consumidor a erro.<br><br> O Comitê Assessor de Alimentos, do Ministério da Agricultura do Reino Unido, entende que<i> natural </i>pode ser usado apenas para alimentos simples (não para formulações e misturas), tradicionais, aos quais nada tenha sido adicionado, e que tenham sido processados apenas até torná-los adequados para o consumo. Isto incluiria, por exemplo, congelamento, concentração, fermentação, pasteurização, esterilização, defumação (natural, sem aromas artificialmente adicionados) e processos tradicionais de cozimento: panificação, tostagem e branqueamento.<br><br> Já o descoramento, oxidação, defumação (artificial, mediante aditivos aromatizantes) e hidrogenação (caso da margarina, por exemplo), seriam processos não aceitáveis para o termo <i>natural. <br><br> </i>Não é diferente a complexidade para o uso do termo <i>organicamente cultivado.</i> Nos EEUU, por exemplo, o IFT-Instituto de Tecnologistas de Alimentos, e de uma perspectiva científica, entende que todo alimento, seja de fonte animal ou vegetal, é um <i>alimento orgânico</i>, pois deriva sempre de um organismo vivo, contendo carbono em sua estrutura química. Portanto, em vez de usar estritamente o termo <i>orgânico, </i>propõe que este esteja sempre ligado a outra palavra, como <i>organicamente produzido </i>ou <i>organicamente cultivado.<br><br> </i><b> <br><br> CONCLUSÃO<br><br> </b>Quando uma empresa anuncia ou rotula como <i>natural </i>, ela não está, supostamente, pretendendo vender apenas um produto, mas sim um estilo de vida. Dietéticos, naturais, orgânicos, alternativos, todos ficam na mesma prateleira do supermercado, e se destinam aos mesmos consumidores. Ali eles se encontram, ainda que como no caso típico dos restaurantes <i>naturais</i>, para comer frituras!<br><br> Materializamos o produto, em vez de controlar a conduta. Em vez de adotarmos uma relação natural com a comida e com o ato de comer, em vez de <i>autoconstruirmos</i> essa renaturalidade, optamos por tentar adquiri-la no mercado, transformadas em produtos. Em vez de adotarmos uma dieta natural, acentuamos, dia a dia, uma conduta dietética afastada da natureza, mas pretensamente composta de itens ditos <i>naturais. </i>Em vez de comer em horários convencionais, regularmente, com tranquilidade, em volumes apropriados, optamos por comer apressados, de pé, sem mastigar direito, em meio a fumantes, estressadamente. <br><br> Uma coisa é querer circunscrever o objeto em observação, esse termo <i>alimento natural </i>e, então, analisá-lo pelo prisma estritamente químico-bromatológico, fazendo uso de indicadores de nutrição e toxicologia. O problema é que tais indicadores são muito bons para estudos circunscritos ao espaço do laboratório analítico, também bromatológico. E quando o termo <i>natural </i>emerge para surgir no rótulo, não é mais unicamente de bromatologia que estamos falando, não é já unicamente pelo mundo da química que estamos sendo abraçados, mas sim pelo mundo dos símbolos e representações sociais. Nesse contexto, a regulamentação do uso desse, digamos, <i>natural claim</i>, deve transcender os fenômenos circunscritos aos tubos de ensaio, se preocupando com o espaço que a comida ocupa nas mentes e corações. Ou, em termos práticos, objetivos e operacionais, se o Estado pretende regulamentar alguma coisa nesse campo, fundado em compromissos com a proteção do consumidor e com a saúde pública, então, melhor seria coibir o uso desregrado e indiscriminado dessa terminologia - na maior parte das vezes visando induzir o consumidor a erro - e apoiar campanhas que evidenciem que uma dieta natural não é o somatório de alimentos ditos naturais dentro do cardápio. Mas, em vez disso, um relacionamento mais natural com a comida, a bebida, considerando horários, quantidades, variedades e, mais que tudo, uma ingestão serena e uma digestão tranquila. Uma alimentação natural pode, em suma, ser perfeitamente alcançada, ao menos no primeiro estágio, sem o consumo de alimentos ditos <i>naturais.<br><br> </i> <br><br> <div align="right"><font size=2><b><i>Luiz Eduardo Carvalho<br> </i></b>Prof. da Faculdade de Farmácia da UFRJ<br> </font></div> Unknownnoreply@blogger.com0